Início, Filmes, Livros, Autores

domingo, 11 de março de 2012

Um pouco de História do Brasil! E sem ser cansativo!

1808- Como uma rainha louca, um príncipe medroso e uma corte corrupta enganaram Napoleão e mudaram a História de Portugal e do Brasil.

 Pelo tema do livro já da para entender o sarcasmo do autor durante a narrativa que conta o séc. XVIII do Brasil, desde a fuga da corte Portuguesa  para o Brasil por conta de D. Jõao , o único que enganou Napoleão considerado o maior imperador do século, segundo o próprio que já teria dito isso. Portugal fica uma "terra de ninguém" com apenas uma carta deixada pelo príncipe explicando sua ida ao Brasil com toda a corte e burguesia do país (um absurdo!) e assim o Brasil começa a crescer tanto a população (com muito tráfico negreiro) como a economia, com as instalações a partir da fuga feita no nosso País.
 Laurentino Gomes escreve a história de uma maneira que qualquer um pode gostar, esses dias mesmo vi uma reportagem com ele e o repórter perguntou como que ele fez o livro virar uns dos best-seller no País e ele respondeu "Escrevi a história de um jeito engraçado e curioso". E é bem assim mesmo pessoal, eu que achei que nunca mais leria algo de história depois do colegial, estou aqui elogiando esse gênero de livro.
 Você pode ver também a continuação da História do Brasil lendo a sequência do outro livro dele "1822- Como um homem sábio, uma princesa triste e um escocês louco por dinheiro ajudaram D. Pedro a criar o Brasil- um país que tinha tudo para dar errado."

 Vale a pena, dentro dos livros há curiosidades e até culturas inúteis misturadas, como no livro 1808 quando a corte veio ao Brasil as mulheres tiveram que raspar a cabeça pois pegaram piolho durante a viagem, as moças do Brasil achando que era moda européia quiseram imitar e fizeram  o mesmo raspando toda a cabeleira... hahaha!  Entre estas e outras coisas que conta sempre deixa a Históra do Brasil mais curiosa de se ler! hehehe
 Também é um livro de se refletir, em que muita coisa que aconteceu no passado podemos ver que interfere nos dias de hoje!


Leia e volte ao tempo! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário