Início, Filmes, Livros, Autores

domingo, 11 de março de 2012

Um livro polêmico !!!



 Este livro não é simplesmente um livro que foi lançado e fez sucesso... ele tem toda uma história e quando vamos buscar saber mais sobre ele, vemos que tem muita coisa “obscura” ainda por trás dele, por exemplo o autor deste livro o J.Salinger trabalhou duramente nele e logo após que o lançou, ficou recluso durante toda a sua vida sem querer dar entrevistas aos repórteres, vivendo em uma casa no campo nos E.U.A .  Este, é o livro em que estava no dia com o assassino do John Lenon quando ele o matou, e ainda culpou o exemplar pelo assassinato de seu Ídolo.
  O que tem tanto neste livro? Muitas pessoas disseram à época que ele leva ao mal, chegou a até ser descoberto entre um dos livros favoritos de outro assassino nos Estados Unidos, anos mais tarde do assassinato de John Lenon. A lenda de que o volume servia como motivação para comportamentos perigosos entrou para o imaginário coletivo. Em 1997, estrelado por Mel Gibson e Julia Roberts, utilizou a temática no filme "Teoria da Conspiração" segundo a F. de São Paulo.  A banda de pop-rock Green Day fez uma música em homenagem ao personagem do livro "Who wrote Holden Caulfield?"
 Vou contar um pouco sobre o conteúdo do livro que foi publicado em 1951 que virou um clássico e até a história do autor J.D. Salinger que rendeu uma biografia não autorizada(surpreendente! Já que depois do lançamento ele sempre foi recluso até sua morte há pouco tempo!) lançada neste ano.
O conteúdo para os que não sabem, não tem nada de pesado para ter causado todo esse alvoroço, quem explica!? Acho que nem Freud... hehe!

 J. Salinger deu vida ao personagem principal, Holden Caulfield anos antes de publicar o livro, pois ele escrevia crônicas sobre ele no jornal The New Yorker a partir de quando o diretor da revista começou a gostar do que o jornalista estava escrevendo.

 No livro conta a história desse jovem, que se passa em na década de 50, um garoto de 17 anos de classe média alta em Nova Iorque.“Reclamão” e “broncão” a toda hora reclama de sua vida, do renomado Colégio interno o Pencey, ele vive em uma confusão e angústia pois recebe uma má notícia de que vai ser expulso do Colégio por não ter passado na maioria das matérias. Antes de enfrentar os pais, procura algumas pessoas importantes para si, como um professor, uma antiga namorada, sua irmãzinha, e, junto a eles, tenta explicar e inclusive entender a confusão que passa pela sua cabeça.
  Depois de ser expulso da escola por seu mau desempenho acadêmico, Holden arruma suas coisas e deixa a escola no meio da noite, depois de um embate físico com seu colega de quarto, Ward Stradlater. Ele pega um trem para a cidade de Nova Iorque, mas ainda não quer voltar para sua família, instalando-se, ao invés disso, no decadente Hotel Edmont.  Ele continua se envolvendo em seus pensamentos, desde fugir para algum lugar com sua namorada até outras coisas, acaba conhecendo novas experiências e vive questionando a vida.

 Na minha opinião não é um livro para todos os gostos, mas  particularmente falando minha experiência com ele foi apaixonante, é um livro que narra diferentemente e faz a gente refletir que será que ele no fim que se questiona de tudo  parece que sempre faz  justamente o que ele não queria?
Foi o primeiro romance moderno sobre a crise da adolescência e sua busca por identidade,  é um livro que pode ser lido em qualquer época.
  Um livro que fica na história da literatura...foi marcante tanto pela sua singularidade, quanto pela vida do autor e a polemica relação que fizeram ao assassinato de John Lenon.


 Ainda tem mais para contar da biografia do autor J.D. Salinger no próximo post, um livro lançado ano passado conta a vida deste autor que teve uma ligação com Ernest Hemniway durante a II Guerra e era fã de Scott Fitzgerald.



Nenhum comentário:

Postar um comentário